segunda-feira, 11 de maio de 2009

Criatividade em tempo de crise

O consumidor já mudou seus hábitos em decorrência da crise e procura por produtos mais baratos, e ao cortar gastos mudam de marcas também. Para se manter no gosto do consumidor as empresas precisam investir e inovar suas formas de ação.
Com essas mudanças algumas empresas que investem em estratégias de descontos e preços competitivos acabam favorecidas. Em contra partida outras se vêem comprometidas e precisam de novas formas de marketing.
Profissionais buscam soluções em outras épocas de recessão econômica trazendo modelos de vendas para clientes sem crédito.
Layaway foi o sistema que a Sears buscou nos anos 30. Consiste no cliente escolher o produto e fazer um depósito, dessa forma o estabelecimento reserva a mercadoria. Assim o cliente faz o pagamento parcelo conforme for recebendo o dinheiro. Ao vencer o prazo ele quita o saldo restante.
Tal adoção de uma política de descontos e promoções criativas são soluções para épocas de crise.

Números das mudanças
43,2% - Comem menos fora de casa
35,4% - Deixaram de ir às lanchonetes de fast food
32,4% - Passaram a comprar produtos de marca própria
32,4% - Reaproveitam sobras das refeições
32,1% - Usam cupons de descontos
30,9% - Compram menos por impulso
28,3% - Usam versões mais baratas de um mesmo produto
28,1% - Cortaram as viagens de férias
28% - Adotaram atividades lazer gratuitas
38% - Passaram a comprar itens em liquidação

Fonte: Revista Exame

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